CALOI 10 "CARGUEIRA" (bicicleta antiga)
A foto abaixo é por volta de 1980, publicada no jornal "O Estado de S. Paulo", onde se vê um garoto com sua Caloi 10 pedalando pela primeira ciclovia da cidade de S. Paulo (SP), inaugurada em 1976, na Av. Juscelino Kubitschek (a ciclovia foi destruída em 1988, pela administração do prefeito Jânio Quadros, para construção de um túnel).
FONTE: http://acervo.estadao.com.br/ |
Muitas unidades dessas antigas Caloi 10 ainda circulam nos dias de hoje, tal como este blog vem registrando. Elas são usadas não só para lazer, mas também (e talvez principalmente) como meio de transporte e carregamentos.
Em 12/nov./2014, me deparei com uma dessas amarrada em um paraciclo da calçada do Ed. Copan (foto ao lado).
Era uma antiga e desgastada Caloi 10 azul, linda, quase toda original, com um caixote preso a um bagageiro, sugerindo que ela é usada para a labuta diária de algum ciclista.
Analisei a pintura e decalques e me pareceram originais (ver foto abaixo do cano transversal do quadro de aço cachimbado). O desgaste do tempo estampado em todas suas peças, principalmente na pintura, só acrescentava mais charme à essa bicicleta:
Fotografei seu garfo original, com o emblema tradicional da Caloi. Ouvi dizer que esse modelo de garfo, com avanço longo, consegue absorver parte dos impactos (alguém confirma?). Observem que a pintura resiste as intempéries e a longa quilometragem:
O câmbio traseiro também é original, da marca nacional "Dimosil". Mesmo oxidado e sujo, é muito provável que esteja funcionando com eficiência, dada a notória robustez dessa peça:
A alavanca dupla para passar as marchas é também da marca Dimosil, original das bicicletas Caloi 10 daquela época. Pela sua simplicidade e eficiência, é provável que esta peça esteja funcionando bem:
A MARCA 'DIMOSIL' ESTÁ GRAVADA NAS ALAVANCAS E NA BASE DA PEÇA |
Abaixo, o detalhe do quadro da Caloi 10 (cano transversal visto de cima):
A seguir, o manete original das antigas Caloi 10, da marca Dia-Compe, numa época em que as bicicletas comuns possuíam boas peças.
A foto abaixo mostra a parte interna de um dos manetes. Diz a lenda que os números gravados podem corresponder ao mês e ao ano de fabricação da bicicleta. No caso dessa Caloi 10, verifica-se a seguinte inscrição: "06 88 JAPAN", sugerindo se tratar de um modelo fabricado em 1988. Mas nem sempre essa avaliação é precisa.
De qualquer forma, foi um grande prazer encontrar essa bela Caloi 10, que certamente é usada com frequência pelo seu dono.
A caloi 10 foi a melhor bicicleta que eu pedalei até hoje.
ResponderExcluirAlguém já vou caloi Robinson? Estilo a 10
ResponderExcluir